quarta-feira, setembro 29, 2021

MEMÓRIAS D’UM PALCO - VIII


QUILÓMETRO 


Um conceituado (já extinto) Bar-Restaurante cabo-verdiano com música ao vivo em Lisboa, faz também parte do meu currículo. Nos primeiros anos a seguir ao meu regresso a terras lusas, no início deste século, cheguei a estar presente em todos os dias que a casa abria ao público. 


Estava eu em plena função, num daqueles dias de casa cheia: clientes “habituès” - autênticas provas de fidelidade -, clientes menos habituais - regra geral mais barulhentos (não sei se a relação é directamente proporcional, mas quero acreditar que sim) - e clientes que estavam de passagem, esses, entre uns copos cá e outros lá e que muitas vezes se perguntavam como raio tinham ido parar a um bar de música de Cabo Verde.


Ou seja, a casa estava no ponto. Um bocadinho mais e já seria difícil dominar as feras até às duas da manhã, daquela noite de verão quente e brisa zero. 


Um xará meu que se encontrava, por sinal, numa mesa bem em frente ao palco, um pouco mais observador nessa noite, reparou que eu trazia calçadas umas sandálias de couro, expondo os meus pés pendurados no suporte do banco alto em que me encontrava sentado.


E pelo que se seguiu, terá reparado que eu tinha feito algo que, se bem me lembrava, nunca tinha feito na vida: pedicure. 

(Também tinha feito manicure, mas “prontos”, o homem reparou foi nos meus pés…)


E assim foi…


Em plena melodia romântica de “Ninguém é de ninguém, na vida tudo passa…”, o meu querido xará resolve berrar em plenos pulmões:

  • ESTÁS METROSEXUAL, PALÓ!!!


Embora já tivesse muitos anos a virar frangos e sem queimar as asinhas nessas andanças, o berro, a pujança e o assunto quase fizeram-me esquecer o resto da canção. Até porque aquela coisa ficou a moer-me a cabeça, o que em nada ajudou na minha performance.


E é de repente, assim do nada, que me veio à cabeça e acto contínuo saiu pela boca (encostada ao microfone):


  • Isto é quilómetro, Paulo, não é metro!


Dito isto, continuei calmamente a minha canção até ao fim…



Metrosexual (do inglês - metro[politan], urbano, metropolitano + sexual). Adjectivo de dois géneros e nome masculino. - in Dicionário Priberam.com

Nenhum comentário: