terça-feira, março 10, 2009

TAUTOLOGIA

Você sabe o que é tautologia?

É o termo usado para definir um dos vícios de linguagem. Consiste na repetição de uma ideia, de maneira viciada, com palavras diferentes, mas com o mesmo sentido.
O exemplo clássico é o famoso 'subir para cima' ou o 'descer para baixo'. Mas há outros, como você pode ver na lista a seguir:

- elo de ligação
- acabamento final
- certeza absoluta
- quantia exacta
- nos dias 8, 9 e 10, inclusive
- juntamente com
- expressamente proibido
- em duas metades iguais
- sintomas indicativos
- há anos atrás
- vereador da cidade
- outra alternativa
- detalhes minuciosos
- a razão é porque
- anexo junto à carta
- de sua livre escolha
- todos foram unânimes
- conviver junto
- fato real
- encarar de frente
- multidão de pessoas
- amanhecer o dia
- criação nova
- retornar de novo
- empréstimo temporário
- surpresa inesperada
- escolha opcional
- planear antecipadamente
- abertura inaugural
- continua a permanecer
- a última versão definitiva
- possivelmente poderá ocorrer
- comparecer em pessoa
- gritar bem alto
- propriedade característica
- demasiadamente excessivo
- a seu critério pessoal
- exceder em muito.

Note que todas essas repetições são dispensáveis.

Por exemplo, 'surpresa inesperada'. Existe alguma surpresa esperada? É óbvio que não.




A tautologia (do grego ταὐτολογία) é , na retórica, um termo ou texto redundante, que repete a mesma ideia (esta explicação já, por sua vez, expõe claramente uma tautologia). Como um vício de linguagem pode ser considerada um sinónimo de pleonasmo ou redundância. A origem do termo vem de do grego tautó, que significa "o mesmo", mais logos, que significa "assunto". Portanto, tautologia é dizer sempre a mesma coisa em termos diferentes.

Em filosofia e outras áreas das ciências humanas, diz-se que um argumento é tautológico quando se explica por ele próprio, às vezes redundantemente ou falaciosamente. Por exemplo, dizer que "o mar é azul porque reflete a cor do céu e o céu é azul por causa do mar" é uma afirmativa tautológica. Da mesma forma, um sistema é caracterizado como tautológico quando não apresenta saídas à sua própria lógica interna — em outro exemplo, exige-se de um trabalhador que tenha curso universitário para ser empregado, mas ele precisa ter um emprego para receber salário e assim custear as despesas do curso universitário.

Fonte: Wikipédia

Um comentário:

Anônimo disse...

Mano Paló...

Não foi uma "surpresa inesperada" ler este teu post, pois conhecendo-te como conheço "há anos atrás", sei que te primas pelos "detalhes minuciosos" em tudo o que dizes, fazes e escreves, com perfeita "certeza absoluta" nos "acabamentos finais".

O "facto real" é que, "conviver junto" contigo, criou um "elo de ligação" entre nós, fazendo-nos "encarar de frente" o "amanhecer do dia", rico em "criações novas", que faz com que não nos reste "outra alternativa", senão sermos amigos e "gritarmos bem alto" a "propriedade característica" da nossa amizade.

"Possivelmente poderá ocorrer" a "multidões de pessoas", "sintomas indicativos" da chamada dor de cotovelo mas, quanto a essas, a "escolha opcional" de cada uma e "os seus critérios pessoais", farão com que
"continuem a permanecer" tristes, com os umbigos podres e feios.

E pronto, espero que o teu "empréstimo temporário" em Chaves passe depressa, para "retornares de novo" a casa.

Se tiveste a capacidade de "subir para cima" para a "abertura inaugural", também a terás para o "acabamento final", "descendo para baixo".

Grande abraço...


...mas sem "exceder em muito", para não "afogar"!

Zé Afonso.