quarta-feira, março 25, 2009

ORA ENTÃO VEJAMOS:

(Vejamos - Imperativo Afirmativo do Verbo Ver – subentende-se o “nós”)



Estava eu comodamente a navegar por esta Internet e a “conversar” com um amigo meu pelo Messenger quando, na sequência dessa conversa, fui pesquisar um pormenor no Google.

Para chegar ao Google tinha que abrir o motor de busca que está, por defeito, no www.sapo.cv . E como estou com um portátil de rato maluco, abri sem querer a página das fotos desse site e apareceu-me uma foto em DESTAQUE, com a figura da minha pessoa. E, claro está, de “cuscanço em cuscanço” cheguei à origem das coisas, traduzido num “Álbum Casa da Morna” representado por este link http://fotos.sapo.cv/sapocaboverde/playview/150 .

“Então?!”, pensei eu com os meus botões. “Casta de kzê iss??” “Costassim dou de caras com uma foto minha publicada num site na Internet…”

Terá sido na noite da entrevista que concedi ao Sapo CV? Se foi, não me lembro de ter sido informado que, para além da entrevista, também estavam fotos programadas na “sessão”.

Se não foi nessa noite, então quem é que se sentiu no direito de fazer fotos e de as publicar?

Que eu saiba e para início de conversa, uma fotografia deve ser autorizada por quem vai ser fotografado. Pelo menos era assim que as coisas funcionavam antigamente (e eu não sou tão antigo assim, só tenho 45quinhos).

Que me digam que a filosofia mudou com a digitalização e com a Internet, até acredito. A libertinagem daí consequente, até posso aceitar, dado que o saber completo é algo que não está nas mãos do ser humano – velha é a frase do “vivendo e aprendendo” e se acrescentado do “até morrer” …

Mas minha gente, publicar “coisas” a bel-prazer de cada um poderá ter os seus limites. Senão vejamos:

Nessas mesmas fotos deste “Álbum Casa da Morna”, quando o motivo da foto está incluso num cenário onde existem outros “motivos” (Pessoas, neste caso), há que pensar se os objectos desse cenário estarão interessados em serem vistos publicamente na Internet.

Inclusive há uma “peça de cenário” numa das fotos que se encontra de costas para o fotógrafo, com uma dessas calças da moda de cós baixo e que, por poucos centímetros, não estariam revelados pormenores mais íntimos (se bem que, hoje em dia, a intenção é mesmo essa - não que tenha algo contra, sempre se engordam os olhos…).

Mas pergunto: Estaria essa pessoa preparada para ser fotografada e exposta num site da Internet? E sem ser avisada? …

Eu gosto de ser fotografado (quem não gosta???). Mas que tenha conhecimento de (da) causa.

Ter fotos na Internet? Para isso tenho sítios nessa mesma Internet onde publico as coisas que acho que devo publicar. Minhas ou de outrem (devidamente identificadas e autorizadas).

Mas enfim… São opiniões e, sinceramente, não tenho estofo nem estou com paciência para dissecar agora e aqui esse fenómeno que é a digitalização/Internet e consequências afins…

Como diria o meu amigo,

Bsot fka dret.

Nenhum comentário: