terça-feira, janeiro 23, 2007

UMA TELEVISÃO COM O PULSAR DO PAÍS

Na viagem de ida para Cabo Verde, a bordo do B757-200 Emigranti da TACV, encontrei uma revista que dedicava uma página inteirinha à publicidade da televisão de Cabo Verde, com fotos de camera-man, o logototipo em ponto enorme e na parte inferior da página A FRASE: "UMA TELEVISÃO COM O PULSAR DO PAÍS"!
Coitado do País... Deve estar com uma pulsação muito fraca... A avaliar pela sua televisão... Deve estar com a tensão baixa, pois a imagem do Telejornal esteve muito pálida durante os 25 dias que lá estive... Outros programas tinham a imagem "bera, bera, bera"... Não sei... Talvez fosse do fígado...
Mas a maior cena de todas que vi foi o programa da Carlota (que é retransmitido pela RTP África) onde ela entrevistou o Kino Cabral em português... AI MINHA MÃE!!!
O meu colega Kino Cabral, ex-teclista dos Livity e hoje com uma carreira a solo bem solidificada, saiu de Cabo Verde muito cedo e foi para um País onde NÂO se fala o português. Só por estes dados já se pode imaginar como foi a entrevista... Eu senti-me de tal maneira incomodado que abandonei a sala de TV, por respeito aos outros assistentes do mesmo programa que lá se encontravam (sim, porque a vontade foi mudar de canal...).
Minha gente, será que a cabeça só serve para por penteados bonitos para aparecer na TV? Ninguém viu que aquela solução não foi a mais adequada? E eu que achei tão bonito quando vi pela 1ª vez uma entrevista em crioulo legendada em português... Senti mesmo uma pinta de orgulho...
Meus caros, BRIO é o que vos peço! Profissionalismo! "Competenciatria", parafraseando o meu amigo do peito Djinho Barbosa, é o que necessitam.
E pelo amor de Deus, escolham frases publicitárias de acordo com a realidade, não queiram adoecer o País com os vossos males.
Mais uma vez digo, não dêem passos maiores que as perninhas que têem. Para muita gente não deixaram de ser TEVEC (Televisão Experimental de Cabo Verde - nos idos anos de 1985 , aproximadamente).

Nenhum comentário: