quarta-feira, outubro 25, 2006

TENHAM VERGONHA!!!

MEUS SENHORES E MINHAS SENHORAS: TENHAM VERGONHA!!!
Tenham vergonha pelo facto de faltarem ao respeito.
Tenham vergonha por mostrarem tamanho desdém a quem, com todo o amor e carinho, vai dar o seu contributo para que a vossa refeição seja mais agradável.
Os músicos e artistas que se apresentam durante um Jantar-Concerto apreciam que lhes seja dada alguma atenção. Aliás, como a própria palavra diz, Jantar-Concerto, ou seja, não é uma “tocatina”, não uma serenata nem é num bar ou tasca. É num restaurante. E não é um restaurante qualquer.
Há quem pergunte: “Como é nas casas de fado? É assim? Não é, com certeza.”
Mas eu não pretendo ir por aí.
Pretendo apenas deixar aqui o meu profundo desagrado pela Vossa total falta de respeito que ultimamente tenho reparado.
Sinto-me triste quando vejo pessoas colunáveis, pessoas que aparecem em jantares com Presidentes da República e Primeiros-ministros nas revistas in da sociedade, senhores e senhoras que, em apenas nos 45 minutos da duração do evento, despem-se dos seus fatos high-society (?) e mostram tudo aquilo que na realidade são.
São telemóveis, são risadas, são brindes em voz alta e de pé…
Tenham dó, meus senhores e minhas senhoras. Tenham dó!
Mostram não estarem interessados, mostram-se incapazes (o que é pior) de respeitar o próximo, o vizinho da mesa ao lado que tem interesse e que quer aproveitar a ocasião.
Peço desculpas pela franqueza e extremismo, mas se não estão interessados, procurem outras casas que se adaptem mais ao Vosso género!
Não peço (e nem me passa pela cabeça) silêncio absoluto. Mas façam o obséquio de conversarem mais baixo. Afinal de contas são só 45 minutos.
Talvez se pensassem na situação inversa, teriam outro tipo de comportamento. Sempre queria ver como reagiriam se fosse a Vossa vez de estarem interessados em ouvir um determinado artista e o vizinho do lado se pusesse com brindes em voz alta, anedotas, ou se levantasse 2, 3, 6 vezes e passasse à vossa frente para ir atender o telemóvel à rua.
Tenham modos, senhoras e senhores.
Paulo de Figueiredo
Lisboa, 13 de Setembro de 2006

2 comentários:

Anônimo disse...

Dá-le!!!
Dá-le!!!

Anônimo disse...

Man!! muito bem! n ta faze d'meu bos palavras tambem! katem kosa mas desagradável do ess tipo de situação li pa um artista!..fka dret!

Kizó