quarta-feira, outubro 25, 2006

PEQUENEZ OMNISCIENTE

“Pequenez omnisciente”
O mediatismo do ridículo
Mais uma divagaçãozita…
Vai daí, nasceu uma congregação de atitudes para tentar (ou não!?) qualificar o inqualificável! Os acontecimentos recentes, sobre o “pequeno famoso grande músico”, impulsionaram muitos formadores de opinião anónimos, incluindo eu, reconheço, a dizerem de sua justiça.
Questionável será, por isso, todo este mediatismo à volta desta figura, que há quem diga ter sido o estratega do enredo. Na minha humilde opinião, não lhe reconheço tamanha capacidade cerebral.
Sinceramente, custa-me ficar calado. Quem não quiser “ouvir”… que se cale (sem ofensa!)!
É tão triste quando o pior da essência humana – pequenez de princípios, arrogância, ignorância (por recusar ostensivamente adquirir ou assimilar conhecimento, note-se!) - consegue sobrepor-se à humildade, uma das maiores, senão mesmo a maior virtude que acho existir nos racionais.
Fico triste por ter amigos e colegas que partilharam e partilham juntos caminhos árduos, de luta, de sobrevivência até neste mundo musical de extrema exigência profissional e estão agora de costas voltadas, perante atitudes de profunda falta de respeito, já nem digo pelo colega, mas sim pelo amigo.
Será possível que, na mutação constante em que o nosso planeta vive – para pior, infelizmente – ainda haja tempo para tanta hipocrisia, tanto complexo de inferioridade, tanta falta de bom senso, que obriga o semelhante a fechar-se numa concha feita de nada, achando o umbigo o centro do Mundo?!?
Sofrendo de “pequenez omnisciente aguda”, temo um futuro pouco risonho e efémero a esses pobres coitados. Mas enfim, a vida tem regras próprias e será ela a determinar a respectiva penitência.
Expurguem as patetices, as palmadinhas nas costas de Judas e as condescendências misericordiosas. Sejam homens de uma vez por todas, assumam com dignidade os podres das vossas posturas e tenham – aí vem ela, a palavra – a humildade, para corrigir e pedir perdão quando for esse o caso.
Será que esta carapuça vai servir a alguém? Tenho a consciência, a certeza que sim! Já experimentei na minha e não serve. Quem me conhece, sabe que não serve.
Conforta-me constatar que ainda são mais os bons que os maus.
Bem hajam… os que desejarem e tiverem essa capacidade, claro!
Zé Afonso.

2 comentários:

Anônimo disse...

muito bem Ze' Afonso! muito bem visto..."who the cap fit.. let them wear it!!!"

fka dret

kIZÓ

Anônimo disse...

Obrigado pela simpatia, Kiso.
Limito-me, como tu, a ter a felicidade de poder dizer aquilo que penso.

Um abraço.

Zé Afonso.