sábado, outubro 02, 2010

3 PARES D'ÓCULOS

Esta é verídica:

Houve um piloto em CV, já batido no assunto, montes de horas de voo, cabelos brancos e bochechas gordinhas, que pilotava com 3 pares de óculos: de ver ao perto (em cima da cana do nariz), de ver ao longe (na testa) e de ver ao longe verdes escuros (no "cucuruto" da cabeça).

Era o piloto mais distraído que alguma vez se conheceu.

Existem várias histórias dele. Uma delas é uma aproximação à pista do ex-Aeródromo Gago Coutinho/Fernando Mendes. Andava um cilindro a cilindrar a cabeceira sul, quando reparou que o avião (Dove) vinha aterrar. Mas o piloto fez a aproximação tão baixa que assustou o operador do cilindro que largou a máquina a trabalhar sozinha e fugiu a sete pés...

Outra história conta um mau cálculo de combustível que o fez chegar à Praia com o avião a cheirar apenas os gases. Ele comunica com a Torre:

"Atenção Atenção Torre de Controle: Daqui Comandante Rebolo. Aterragem de combustível por falta de emergência..."

Ainda mais uma:Para quem conhece o Aeródromo de São Nicolau, do lado da cabeceira da 01, existe (ou existia, não sei se já não foi removida) uma pequena elevação que, com os ventos, provocava uns winds-shear que dificultavam normalmente a aterragem na sua fase final (íssima).

O nosso Comandante Distraído uma vez fez outra das suas aproximações baixíssimas e o trem tocou ao de leve nessa elevação. É claro que o avião sacudiu. Aí ele vira-se para o Co-Piloto e diz:

"Esta entrada de S. Nicolau sempre foi muito atribulada, muitos ventos, muitos ventos... Muita turbulência..."

Outra foi quando um Piloto acabado de sair da escola foi para os TACV e começou a fazer horas de adaptação ao Dove, acompanhado por quem? Pelo nosso Comandante Distraído.

A viagem é de S. Vicente para a Praia.

À saída de SV, o novato reparou que o Cmdt não tinha recollhido o trem. E com um tom de muito respeito (rabinho entra as pernas) diz:

" Ehhhh, ahhhh, hummm, Sr. Comandante... O trem..."

E o SR COMANDANTE... Nada. Nem uma resposta.

Passados cinco minutos...

O novato:

"AHAM!!! Sr. Comandante... Ehhh... Bem... Sr. Comandante... O trem de aterragem..."

O SR COMANDANTE nem um piu...

Mais cinco minutos...

"Sr. comandante, o Sr..."

Foi bruscamente interrompido pelo Sr. Comandante:

"Ó HOMEM, CALE-SE, QUE ABORRECIMENTO!!! JÁ SEI QUE TENHO QUE RECOLHER O TREM! QUE CHATICE, HOMEM!"

O novato, assustado, calou o bico.

60 minutos volvidos... O SR COMANDANTE começa a olhar em volta através das janelas do cockpit. Olha para a esquerda... Olha para a direita... Olha para o relógio... Volta a olhar... Esquerda... Direita... Em frente...

"Estranho..." Diz ele. "Já devíamos estar a sobrevoar a ponta norte da Ilha de Santiago..." E dirigindo-se ao Co-Piloto: "Veja lá se vislumbra alguma coisa aí do seu lado."

E diz o Co-Piloto com uma vozinha de quem enguliu hélio:

"Sr. Comandante... O trem de aterragem não foi recolhido..."

Em consequência, o Co-Piloto levou o maior raspanete da sua vida:

"Ó HOMEM DE DEUS!!! ENTÃO NÃO ME PODIA TER DITO ISSO ANTES??? JÁ VIU QUANTO TEMPO ESTA VIAGEM VAI LEVAR??? CARAMBA!!! NÃO SEI O QUÊ QUE ANDAM A ENSINAR POR AÍ NESSAS ESCOLAS DE HOJE EM DIA!!! ONDE É QUE JÁ SE VIU!!"

Nenhum comentário: